Software via DreamSpark
A Universidade de Lisboa disponibiliza aos seus alunos e funcionários diversas aplicações que podem ser obtidas através do OnTheHub. O acesso é feito com as credenciais da faculdade ([username]@fc.ul.pt ou [username]@alunos.fc.ul.pt).
Imagem Linux dos laboratórios
O Departamento de Informática disponibiliza aos seus alunos uma imagem para a criação de uma máquina virtual idêntica ao ambiente Linux (distribuição Ubuntu 22.04) instalado nos laboratórios do Departamento de Informática. Com esta imagem é possível criar uma máquina virtual num computador pessoal através do uso da aplicação VirtualBox, trabalhando nesta tal como acontece no ambiente Linux dos laboratórios. Utilizando esta máquina virtual é possível usar as aplicações presentes no ambiente Linux dos laboratórios e aceder à área de aluno.
Requisitos fundamentais
É necessário dispor de um computador pessoal com as seguintes características:
- Processador Intel ou AMD (arquitetura x86) de 64bits
- Mínimo de 4GB de memória RAM
- Mínimo de 10GB de espaço de armazenamento disponível
- Sistema Operativo Windows, Linux ou Mac OS (apenas processadores x86)
A criação de uma máquina virtual exige que a tecnologia de virtualização (Virtualization Technology) esteja ativa na BIOS da máquina (consultar a documentação do fabricante). A Informação genérica sobre este procedimento encontra-se em:
- Ativar a virtualização na BIOS do computador pessoal
- O procedimento específico deve ser consultado na documentação do fabricante do computador pessoal
Para que possa ser criada a máquina virtual, o computador pessoal deve ter instalada a versão mais recente da aplicação VirtualBox. O VirtualBox está disponível para os sistemas operativos Windows, Linux ou Mac OS (apenas processadores x86). A ligação para descarregar este software e as instruções para a instalação encontram-se em:
- Descarregar o VirtualBox usando a ligação correspondente ao sistema operativo do computador pessoal de acordo com a figura
- Instruções para a instalação do VirtualBox
Depois de o VirtualBox estar instalado é necessário descarregar e instalar um conjunto de extensões designadas “VirtualBox X.X.X Oracle VM VirtualBox Extension Pack”, onde X.X.X corresponde à versão mais recente da aplicação. A ligação para descarregar estas extensões e as instruções para a instalação são:
- Descarregar o conjunto de extensões “VirtualBox X.X.X Oracle VM VirtualBox Extension Pack” usando a ligação de acordo com a figura
- O conjunto de extensões anteriormente descarregado é um ficheiro “auto-instalável”. Assim sendo, basta instalá-lo, tal como qualquer outra aplicação do sistema operativo.
Imagem para VirtualBox
Após cumpridos os requisitos fundamentais, é necessário descarregar a imagem da máquina virtual. Esta pode ser encontrada em:
Criação da máquina virtual
Para criar a máquina virtual devem ser seguidas as instruções que se encontram em:
Arranque e terminação da máquina virtual
Antes de iniciar a máquina virtual é preciso assegurar que o computador pessoal está ligado à rede interna da FCUL.
Se o computador pessoal estiver ligado à rede interna da FCUL pela eduroam então, não é necessário configurar uma rede privada virtual.
Se o computador pessoal não estiver ligado à rede interna da FCUL (eduroam) então terá de ser configurada uma rede privada virtual (VPN), procedendo à sua configuração de acordo com o tutorial específico para o sistema operativo disponível em https://ciencias.ulisboa.pt/pt/vpn. É fortemente recomendado usar o protocolo IKEv2, ou em alternativa, se o anterior não funcionar, IPSec/L2TP.
Nota: Para que a resolução dos nomes dos serviços internos à faculdade funcione na ligação por VPN a máquina não pode ter o DNS fixo de serviços como a Google ou a Cloudflare.
Após a criação bem sucedida da máquina virtual e a ligação à rede interna da FCUL, a máquina virtual pode ser iniciada clicando em “Start”. O VirtualBox irá abrir uma janela para esta máquina virtual onde pode ser visto o arranque do Linux. Terminado o processo de arranque do Linux, são pedidas credenciais de início de sessão. No sistema Linux já existe um utilizador com permissões de administração (aluno-di). Assim, devem ser usadas as seguintes credenciais:
-
Username: aluno-di
-
Password: aluno-di
Selecionar o utilizador aluno-di e introduzir a password na caixa do formulário de autenticação de acordo com a figura.
Concluída a utilização da máquina virtual, a janela pode ser fechada. São dadas duas opções para terminar a máquina virtual:
- Guardando o estado da máquina, que permite retomar posteriormente a utilização da máquina virtual mantendo o mesmo ambiente de aplicações em execução
- Desligando a máquina, fechando todas as aplicações e encerrando o sistema operativo
Utilização da máquina virtual
Uma vez feita a autenticação, é mostrado o ambiente de trabalho tal como na figura.
As aplicações da máquina virtual estão prontas a usar. No entanto, se os alunos pretenderem usar a sua área de aluno da FCUL, tal como acontece quando usam os computadores do laboratório, então terão de montar a sua área de aluno na máquina virtual.
Estando o computador pessoal ligado à rede interna da FCUL (pela eduroam ou por VPN), pode ser montada a área de aluno na máquina virtual. Para tal, basta ir às aplicações do Ubuntu e há uma que diz “Montar-area-aluno” que serve para montar a área e outra que diz “Desmontar-area-aluno” que serve para desmontar.
Concluída a montagem da área de aluno a máquina virtual oferece um ambiente idêntico ao da imagem Linux nos laboratórios do Departamento de Informática. Os alunos são livres de instalar qualquer software tendo permissões de root dentro da máquina virtual.
No final da utilização da máquina virtual deve ser desmontada a área de aluno.
No caso da máquina virtual ter sido terminada sem que a área de aluno tenha sido desmontada, então na próxima utilização, a área de aluno terá de ser primeiro desmontada antes de poder ser novamente montada.
A imagem foi testada na versão mais recente do VirtualBox disponível à data:
– Virtualbox – 7.1.8
– Virtualbox Extension Pack – 7.1.8
NOTA: Caso não consiga montar a área de aluno com o erro “Connection reset by peer” siga os seguintes passos na máquina virtual:
- Abrir um terminal e escrever o comandos:
- cd ~
- rm -rf .ssh/known_hosts
- Em seguida correr:
- ssh fcXXXXX@gcc.alunos.di.fc.ul.pt
- Aceitar a fingerprint escrevendo yes. Após aceitar a fingerprint podem abandonar a linha de comandos com CTRL+C e tentar montar a área novamente.
Última atualização: 21/03/2022.