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Regulamento de utilização

Conduta nos laboratórios do departamento de informática:

  1. Os laboratórios devem ser usados com civismo e disciplina. Os utilizadores devem, em todas as circunstâncias, preservar o espaço e os equipamentos que, alem de dispendiosos, são frágeis.
  2. Para a preservação dos espaços é essencial que NUNCA sejam desligados cabos (eléctricos ou de rede), que além de possibilitarem o desgaste ou a avaria de material, poderão deixar alguns postos de trabalho inutilizáveis para aulas posteriores.
  3. Estes locais não devem ser utilizados para outras funcionalidades que não a utilização dos equipamentos informáticos.
  4. Caso não existam computadores disponíveis, os alunos que pretendam realizar trabalhos no laboratório têm prioridade sobre alunos que não se encontrem a realizar trabalhos de âmbito académico. É, portanto, obrigatória a cedência de lugar, de imediato, sempre que esta situação ocorrer.
  5. Não são permitidos mais de dois utilizadores por posto de trabalho. Expceto em postos de trabalho específicos cujas bancadas consigam acomodar mais alunos.
  6. Não é permitido ausentar-se de um computador enquanto desenvolve um trabalho por um tempo superior a DEZ MINUTOS. Se o fizer perderá o direito à utilização o posto de trabalho.
  7. É essencial respeitar os direitos dos outros utilizadores, evitando fazer barulho, mantendo a sala limpa e arrumada, não deixando lixo em cima das mesas ou no chão e não alterando a posição dos equipamentos ou mobiliário.
  8. Caso um equipamento não esteja a funcionar correctamente o utilizador deverá informar a ADMINDI através do atendimento presencial (6.3.02) ou do endereço suporte@admin.di.fc.ul.pt.
  9. Quando abandonar o seu posto de trabalho no laboratório deverá deixar o mesmo devidamente arrumado e terminar a sua sessão no computador.
  10. Quem danificar por negligência ou por acidente um equipamento do laboratório, deverá informar a ADMINDI através do atendimento presencial ou do endereço suporte@admin.di.fc.ul.pt.
  11. Não é permitido comer, beber ou realizar outras actividades incompatíveis com este tipo de espaços.

Conduta na utilização dos equipamentos:

  1. Só poderá utilizar os equipamentos disponíveis com a sua conta de utilizador.
  2. É expressamente proibido jogar ou utilizar os equipamentos para fins lúdicos.
  3. É expressamente proibido aceder on-line e/ou armazenar em disco, mesmo que temporariamente, informação ofensiva, obscena ou contrária à missão do DI.
  4. Não é permitido alterar a posição do computador, monitor e demais periféricos ou material, nem ligar/desligar quaisquer cabos nos computadores disponíveis.
  5. Não é autorizada a ligação de portáteis ou quaisquer outros equipamentos aos pontos de rede disponíveis nos laboratórios ou que estejam a ser utilizados por equipamentos.
  6. Não é permitido fazer o arranque com qualquer outro sistema operativo diferente dos sistemas instalados.
  7. Não é permitida qualquer reconfiguração física do espaço onde se encontra o equipamento informático.
  8. Os utilizadores não podem mudar ou tentar mudar a configuração de hardware ou de software dos equipamentos informáticos.

Privacidade, direitos e software:

  1. É expressamente proibido utilizar os equipamentos para obter acesso a informação alheia (onde se incluem dados e credenciais de acesso).
  2. É proibida a instalação não autorizada de serviços que disponibilizem informação para o exterior da FCUL.
  3. É proibida a utilização dos computadores para a duplicação de material sujeito a direitos de autor.
  4. É proibido o registo nos suportes de armazenamento dos computadores de cópias ilegais, por exemplo, de material sujeito a direitos de autor, nomeadamente ficheiros de áudio vídeo, livros, fotografias, programas ou qualquer outro tipo de conteúdos cuja cópia não esteja devidamente legalizada. Estes acessos ficam registados com as contas de utilizador e são por isso facilmente identificados.
  5. Todo o material informático distribuído pelos serviços é propriedade da FCUL, sendo guardada informação sobre a utilização e local do equipamento. Não é permitida a transferência de equipamento entre locais (mesmo que dentro do mesmo laboratório) sem informação e autorização prévia da ADMINDI.
  6. O utilizador não deverá guardar dados nos postos de trabalho dos laboratórios, dado que a qualquer momento a ADMINDI poderá fazer intervenções no computador e o utilizador poderá perder todos os dados guardados. Os dados deverão ser guardados na sua área de rede.

Bloqueios e penalizações:

  1. Sempre que algum utilizador não cumprir o presente regulamento, terá como sanção imediata o bloqueio, pela ADMINDI, da sua conta de utilizador até que a situação se encontre regularizada. O incumprimento do regulamento poderá ter outras consequências ao abrigo da legislação aplicável em matéria disciplinar.
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