ADMIN DI-FCUL

Administração de Sistemas Informáticos

Migração do e-mail – FAQ

Data da última atualização: 2 de setembro de 2014, 17h

Adicionadas questões:

  • Q4.6: Posso usar o plazza como servidor de webmail para aceder ao e-mail do CI?
  • Q4.7: Os meus posts para as listas do DI passaram a ser moderados. Posso contornar o problema?
  • Q4.8: Como alterar o endereço de e-mail nos registos do DI?

Versão original: 30 de julho de 2014, 11h00

Q0.1: Afinal o que vai acontecer?

R0.1: Todos os e-mails recebidos para endereços @di deixam de ser entregues nos servidores do Departamento e passam a ser entregues nos servidores do Centro de Informática (CI). É responsabilidade do CI fazer a correspondência entre os endereços @di e as contas correspondentes @ciencias dos docentes

 

1. Questões Genéricas

Q1.1: O meu endereço @di vai acabar?

R1.1: Não. Os e-mails apenas passam a ser entregues noutro servidor. Não está previsto que a correspondência descrita na Q1 seja terminada pelo que se pode continuar a utilizar este endereço indefinidamente.

Q1.2: Posso continuar a enviar e-mails com o endereço @di?

R1.2: Sim. Sem qualquer alteração.

Q1.3: Posso deixar de usar a conta @di?

R1.3: Sim. É uma opção pessoal de cada um

Q1.4: Quando é que os mails começam a ser entregues no CI?

R1.4: Previsivelmente durante a semana de 4 a 8 de agosto. A data final só será decidida a 1 de agosto, devido às férias do pessoal que está a gerir o processo no CI.

Q1.5: Como vou saber que o mail migrou?

R1.5: Imediatamente antes da mudança, a admin enviará um e-mail a alertar da mudança para a lista docentes. Este e-mail será ainda entregue nas caixas de correio dos servidores do Departamento. 15m depois será enviado um novo e-mail pela lista, o qual já deverá ser entregue na caixa de correio do CI.

Q1.6: Podem perder-se e-mails durante a migração?

R1.6: Não. Existirá uma janela de aproximadamente 15m durante a qual os mails poderão ser entregues “aleatoriamente” numa caixa de correio ou noutra. Mas não se prevê que ocorra perda de e-mails

2. Encaminhamentos já existentes

Q2.1: O meu e-mail @di está a ser encaminhado para a conta @ciencias. Preciso de fazer alguma coisa?

R2.1: Não. Na prática o que vai acontecer é o mesmo mas de forma generalizada para todos os docentes e a um nível superior (o mail não chega a entrar nos servidores do DI)

Q2.2: O meu e-mail @ciencias está a ser encaminhado para a conta @di. Preciso de fazer alguma coisa?

R2.2: Sim. Remover esse encaminhamento. Caso contrário, os mails chegam ao CI, são encaminhados para o DI que os encaminha para o CI, num ciclo infinito.

Q2.3: O meu e-mail @di está a ser encaminhado para outra conta não CI nem DI. Preciso de fazer alguma coisa?

R2.3: Não necessariamente. Mas esse encaminhamento deixa de ser utilizado uma vez que os e-mails não chegam a entrar nos servidores do DI. Passam a ser entregues na conta @ciencias.

Q2.4: O meu e-mail @ciencias está a ser encaminhado para outra conta não CI nem DI. Preciso de fazer alguma coisa?

R2.4: Não. Sendo que esse encaminhamento passa também a receber os e-mails @di.

3. Arquivos de e-mail pessoal

Q3.1: Preciso de migrar os folders/arquivo de mail que tenho no Departamento para o CI? Existe deadline para isso?

R3.1: A resposta mais simples é não. O servidor do DI vai manter a funcionalidade e os mails dos docentes até que deixem de ser utilizados. A entrega do mail e a sua leitura são protocolos distintos e apenas a entrega vai ser alterada. Mas é muito mais fácil e conveniente para os utilizadores alojarem o mail arquivado no mesmo servidor em que os mails são entregues. Quanto mais não seja porque é menos uma password e um servidor a contactar quando se abre um cliente de e-mail. Por esta razão, a resposta à 2a questão é que não existe deadline, embora possam vir a ocorrer indisponibilidades temporárias do servidor do Departamento no fim de Agosto para manutenção.

Q3.2: Devo apagar o arquivo de e-mail dos servidores do Departamento, depois de o mover para o CI?

R3.2: Sim. O espaço que vai ser libertado com a migração do e-mail é fundamental para outros serviços. Armazenamento em disco é uma das limitações atuais dos recursos do Departamento.

Q3.3: Por que razão não é a migração dos arquivos de e-mail feita automaticamente pela admin?

R3.3: Porque não é possível. O CI utiliza um formato proprietário da Microsoft para o armazenamento do e-mail. Por ser proprietário, nunca foram desenvolvidos conversores automáticos a partir dos formatos abertos como aquele que o DI utiliza.

Q3.4: Como faço para migrar os e-mails do DI para o CI?

R3.4: A forma mais simples é através dos próprios clientes de e-mail. Depois de configurar o cliente de e-mail para aceder à conta do CI, a maioria dos clientes de e-mail permite o arrasto de e-mails individuais e pastas entre contas. Pontualmente o processo pode ser interrompido a meio, razão pela qual convém confirmar que o número de e-mails armazenados após a transferência é igual na origem e no destino.

Q3.5: Quanto espaço disponibiliza o CI para arquivo de e-mail?

R3.5: 20Gb. É mais que suficiente para a grande maioria dos utilizadores actuais. Além disso, o CI acedeu a criar excepções, disponibilizando mais espaço, para os casos em que tal se mostre necessário.

4. Acesso ao e-mail e serviços

Q4.1: Como acedo por webmail?

R4.1: Pelo serviço de webmail do CI: http://webmail.ciencias.ulisboa.pt

Q4.2: O que acontece aos serviços de webmail do Departamento?

R4.2: O horde (webmail.di.fc.ul.pt) vai ser encerrado de imediato. O acesso ao correio armazenado no Departamento continua a ser possível pelo http://plazza.di.fc.ul.pt . Também será possível aceder pelo plazza ao mail do CI mas cada utilizador terá que configurar os parâmetros individualmente. A admin pode ajudar caso haja interessados.

Q4.3: Todos os endereços de e-mail vão migrar?

R4.3: Não. Serviços específicos do DI vão manter-se. Mudam os endereços da forma @di.fc.ul.pt. Mantêm-se os endereços da forma @*.di.fc.ul.pt (por exemplo @listas.di.fc.ul.pt e @admin.di.fc.ul.pt). A admin por exemplo deve passar a ser contactada em geral@admin.di.fc.ul.pt

Q4.4: Preciso de alterar o endereço nas listas do DI?

R4.4: Não, uma vez que os endereços @di lá registados serão automaticamente encaminhados para as contas do CI.

Q4.5: Posso alterar o endereço que está registado nas listas para o endereço do CI?

R4.5: Sim. A admin pode tratar disso. Ver também Q4.7

Q4.6: Posso usar o plazza como servidor de webmail para aceder ao e-mail do CI?

R4.6: Sim. Ver o HowTo do Plazza para instruções

Q4.7: Os meus posts para as listas do DI passaram a ser moderados. Posso contornar o problema?

R4.7: Grande parte das listas do DI têm a filiação determinada automaticamente a partir dos registos existentes na admin, as quais não conhecem os endereços @ciencias e @fc. Para evitar a moderação há 3 hipóteses: a) enviar com endereço @di; b) pedir à admin para alterar o endereço de e-mail nos registos internos (ver Q4.8); ou c) pedir à admin que adicione o endereço @fc ou @ciencias à “Whitelist”. Esta última deve ser evitada por obrigar à introdução de incoerências nos sistemas internos de e-mail.

Q4.8: Como alterar o endereço de e-mail nos registos do DI?

R4.8: Para ter a certeza de que não há problemas, convém assegurar de que o endereço @di não voltará a ser usado. A partir desse momento, basta pedir à admin. A entrega de e-mails para o endereço @di continua a ser assegurada.

5. Envio de e-mails

Q5.1: Que servidor passo a usar para o envio de e-mails?

R5.1: Por comodidade, sugerimos o do CI (uma vez mais, menos uma password para meter no cliente de e-mail). Quer  o servidor do DI quer o do CI aceitam que os utilizadores autenticados enviem e-mails com qualquer endereço de origem. Isto quer dizer que ambos aceitam endereços de origem @di e @ciencias e podem ser usados independentemente do endereço que optem por usar.

 6. Outras questões

Q6.1: Quem contactar em caso de dúvidas/problemas?

R6.1: geral@admin.di.fc.ul.pt. Não usar endereços pessoais dada a possibilidade de a pessoa que querem contactar estar de férias.

 

© 2013 - 2015 ADMIN DI-FCUL